Ewerton Torres, aluno do Curso de Agronomia do CCA

          

            Foi divulgado o Resultado da Seleção dos estudantes que irão participar da Operação ZABELÊ do Projeto RONDON, de Janeiro de 2011. O Aluno do Curso de Agronomia, Ewerton Torres foi um dos selecionados para integrar a equipe que terá a seguinte formação:

 Amada Gama Tavares – Turismo Bacharelado. (CCHLA).

Diógenos Miranda Leão Bisneto – Ciências da Computação (LN)

Ewerton José de Medeiros Torres – Agronomia. (CCA).

Fernanda Rocha de Oliveira – Arquitetura. (CT).

Helen Karla Ramalho – Engenharia de Alimentos. (CT).

José Evangelista Santos Ribeiro – Engenharia de Alimentos. (CT).

Marília Gabriela Belarmino Cabral – Química Industrial. (CT).

Nara Patrícia Mendes da Silveira – Serviço Social. (CCSA).

 

  

            A Assessoria de Comunicação do CCA entrou em contato com o no discente, o qual tomo conhecimento de sua seleção através do “NOTÍCIAS DA UFPB”, da Agência de Notícias.

            Segundo Ewerton, a seleção foi simples, os alunos preencheram um formulário de 7 páginas no qual colocavam as ações que iriam propor para o projeto dentro das temáticas. Ele escolhi as temáticas de meio ambiente, tecnologia e trabalho. Propôs que fizéssem trabalhos com hortas mandalas, plantas medicinais e bancos de sementes comunitários. Ewerton afirma ter sugerido essas ações porque já vem acumulando experiência há muito tempo nas atividades do Movimento Agroecológico e em ações extensionistas.

 

            Disse, também, que no formulário relatavam suas experiências com atividades de extensão. Para ele, esse foi um dos seus pontos fortes, porque desde que entrou na UFPB é nesta área que vem enveredando. Dentre as suas experiências conta: o Movimento Agroecológico, Curso de Formação em Agroecologia da FEAB e ABEEF, Participação em 2 PREBEX, atividades no DAAJCM, aulas no cursinho Conexões de Saberes, estagiário do EIV, organização de eventos com temáticas agroecológicas, colaborador da INESCCA, dentre outras.

             Após o formulário devidamente preenchido os alunos o entregaram e no mesmo dia ocorreram as entrevistas. Foi comentando que houve mais de 70 inscritos para ambas operações (Zabelê e Carajás). Cada operação possui 8 estudantes e 2 professores coordenadores.

             Ewerton comentou que tomou conhecimento que alguns professores do CCA já mandaram propostas de projetos para o Rondon, mas que nunca foram aprovados, devido não abordarem todas as áreas necessárias. Segundo ele, as propostas do CCA ficavam somente voltadas para o lado agronômico, ambiental, esquecendo, por exemplo, o lado da comunicação, tecnologia, legislação, saúde, educação, etc. Ao seu ver, o Projeto Rondon precisa ser holístico e interdisciplinar, e não específico.

            O aluno concluiu dizendo que a equipe se encontra todos os finais de semana na UFPB, campus I, no Centro de Tecnologia e lá cada um dá todos os repasses do que está se desenvolvendo individualmente em casa. Espera, ainda, que esta seja uma experiência ímpar na sua vida como cidadão e na vida dos cidadãos de São Miguel do Tapuio. E será, porque a equipe é massa!

 A Diretoria do CCA parabeniza o aluno Ewerton por esta importante conquista.

Anúncios