Fonte: WALTER NOGUEIRA (com informações da Assessoria de Comunicação do CCA)

 O Centro de Ciências Agrárias daUniversidade Federal da Paraíba – antiga Escola de Agronomia do Nordeste – foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado, que realizou na tarde desta terça-feira (26/04), no auditório do CCA/UFPB, na cidade de Areia, sessão especial itinerante para comemorar os 75 anos de fundação da antiga Escola -– a primeira instituição de ensino superior do Estado, idealizada e fundada pelo escritor José Américo de Almeida, com apoio de outro ilustre paraibano, Juarez Távora.

Na ocasião, o deputado Tião Gomes– ex-aluno da Escola – conclamou a comunidade acadêmica a deflagrar uma campanha para transformar o atual Centro de Ciências Agrárias em Universidade Rural da Paraíba. “Temos as condições e a história e a importância dessa escola que exigem que este centro superior de ensino seja transformado em universidade rural”, declarou. A história e a importância da “Escola Agrícola de Areia”, como era conhecida popularmente, também foi tema do discurso proferido pelo deputado João Gonçalves, autor da propositura. “Essa homenagem é do poder legislativo da Paraíba, que reconhece a importância dessa Escola. Porém, de forma particular, e até mesmo emocional, é, na verdade, uma homenagem de dois ex-alunos desta faculdade, ou seja, dos deputados: João Gonçalves e Tião Gomes. Nós passamos pelos bancos dessa Escola, e isso é motivo de orgulho para nós”, ressaltou. O agradecimento ao Poder Legislativo pela homenagem foi feito pela pró-reitora de extensão da UFPB,a professora Lúcia de Fátima Guerra, que na ocasião representou o magnífico reitor da instituição, o professor RômuloPolari. “Em nome do reitor Rômulo Polari, a UFPB e, particularmente, esta Escola, desejo nesse momento festivo agradecer à Assembleia Legislativa pela homenagem. Além disso, agradecemos pela oportunidade de participar desse momento histórico”, frisou. A sessão especial contou também com a presença do diretor do Centro de Ciências Agrárias, o professor Djail Santos, que, na oportunidade, também agradeceu a homenagem prestada pela Assembleia Legislativa, e pelo pró-reitor da UFPB, professor Luiz Renato.

Fundada no dia 13 de abril de1936, a antiga Escola de Agronomia do Nordeste conta atualmente com cinco cursos de graduação, onde estão matriculados 1.470 alunos (graduação e pós-graduação). O centro oferece os cursos de Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária, Bacharelado em Biologia e Licenciatura em Biologia. Recentemente, o Centro recebeu a visita do reitor RômuloPolari, que fez a entrega de um novo ônibus, além da inauguração do Hospital Veterinário, das novas instalações do Restaurante Universitário, de ambientes de professores, novas salas de aula  e do Laboratório de Anatomia Animal.

Anúncios