FONTE: Blog do Pedro Freire Filho

A criação da Universidade Rural Federal da Paraíba, no município de Areia/PB, foi sugerida ao ministro da Educação, Fernando Haddad, pela deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB). A proposta foi encaminhada por meio da Indicação n° 724/2011, em que a parlamentar solicita a verificação da possibilidade de criação da URFPB ser efetivada por meio da transformação e infraestrutura do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCA/UFPB).

Conforme ressaltou Nilda Gondim, a criação da Universidade Rural Federal da Paraíba é uma reivindicação antiga dos estudantes, professores, técnicos e funcionários do Centro de Ciências Agrárias da UFPB, que em abril deste ano completou 75 anos de existência. `Trata-se de uma reivindicação da população do município de Areia e de vários outros municípios do Brejo paraibano, que lutam há muitos anos pela implantação da sua Universidade Federal`, comentou a deputada.

Tião Gomes  – Outro parlamentar que está engajado no processo é o deputado estadual Tião Gomes (PSL) que recentemente manifestou desejo de ver o CCA transformado em Universidade Rural. Conforme o parlamentar, esse é o desejo de toda a comunidade acadêmica e vai fazer gestões junto aos órgãos federais para o atendimento do pleito. `Vamos nos juntar à direção do CCA e aos parlamentares paraibanos para que Areia possa ser instada a condição de Universidade Rural Federal da Paraíba o mais breve possível, gerando novos cursos, emprego e renda para a região, disse Tião Gomes.

Com a implantação da Universidade Rural a cidade de Areia e o CCA pretendem contribuir com a expansão de vagas de ingresso no ensino superior para a população mais carente, expressamente com a oferta de vagas no período noturno, em virtude da excelente infraestrutura já existente.

Anúncios