VAMOS POUPAR ÁGUA HOJE PARA NÃO FALTAR AMANHÃ

A água é um recurso natural limitado e essencial à vida. A sua distribuição no planeta, e na nossa cidade, não é uniforme. A sua falta é um problema mundial. Com o crescimento da população, é cada vez mais difícil satisfazer as necessidades crescentes de água. Sendo pela água responsável quem dela faz uso. REDUZA O CONSUMO. Muita água é gasta desnecessariamente porque se julga inesgotável. Se não a desperdiçar hoje, teremos mais amanhã.

         No CCA, não podia ser diferente. O CCA oferecia apenas dois cursos superiores, hoje são 07 cursos, com significativo aumento da população universitária, de novos laboratórios e salas de aula, demandando cada vez mais água. Tal situação exige que decisões de planejamento com relação ao racionamento sejam tomadas para o melhor atendimento e aprimoramento das condições do Centro para melhor atender com qualidade exigida pela comunidade universitária.

         O nosso Município é abastecido pelos reservatórios Rio do Canto e Mazagão. Devido à escassez de chuvas, o Reservatório Mazagão está sem condições de fornecimento. A GAGEPA, órgão responsável pelo abastecimento de água, faz as seguintes MANOBRAS DE REGISTROS PARA ABASTECIMENTO DA CIDADE DE AREIA-PB, conforme informação abaixo:

         Dias ímpares: Fechado para o CCA e aberto para a cidade (Centro de Areia)

         Dias pares: Aberto para toda a cidade – atende as partes baixas em primeiro lugar, dependendo da disponibilidade de água existente no reservatório (CCA incluso).

         O consumo diário de água para manter as atividades do CCA (Restaurante, Vila Acadêmica, Hospital, Laboratórios, Banheiros, etc.) ultrapassa a 200 mil litros. Com a distribuição de água fornecida pela GAGEPA não chegamos a armazenar em nossos reservatórios 100 mil litros, precisando de uma complementação diária através de nosso caminhão-pipa.

COMO EVITAR O DESPERDÍCIO DE ÁGUA?

O desperdício residencial de água no Brasil chega a 70%, sendo até 78% do consumo de água de uma residência gasto no banheiro. Tudo isto pode mudar com simples mudanças de hábitos. Vejamos o que cada um pode fazer:

No Banheiro: feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba. Uma torneira aberta pode consumir, por minuto, até 2,4 litros (numa casa) ou 16 litros (num apartamento).

Tome banhos rápidos: a cada minuto no banho você gasta de 3 a 9 litros.

 Regule as válvulas de descarga: as convencionais usam cerca de 40% de toda a água de uma casa ou escola.

Cada segundo que uma pessoa permanece com o dedo na descarga são 10 litros de água desperdiçados.

Assessoria Administrativa/CCA/UFPB – 2012

Anúncios