DSC07287

A Coordenação do Programa”DIREITOS, MEMÓRIAS E ALFABETIZAÇÃO DIGITAL: INCLUSÃO DE MULHERES EM AREIA-PB” realizou, no último dia 20 de dezembro, solenidade para entrega de certificados às mulheres que participaram das Oficinas  bem como  do Curso de Informática Básica propostos pelo referido programa, o qual é composto por três projetos que se propõem: 1. à difusão de conhecimentos e orientação sistemática acerca dos direitos da mulher sobre violências, acesso à educação, saúde e bens culturais; 2. ao resgate de memórias e histórias das idosas; 3. à inclusão digital de mulheres rurais.

Os direitos, as políticas públicas para mulheres e, como eixo condutor a crítica sobre as relações de gênero na contraposição de conceitos teóricos aos preconceitos são o referencial das atividades.  

O Programa destina-se às mulheres rurais, jovens e idosas e tem sido desenvolvido interdisciplinarmente, a partir de estratégias pedagógicas de grupo e individuais que orientem e promovam o usufruto delas aos direitos supracitados; que desenvolvam de mulheres através de cursos de informática; e que evidenciem a contribuição feminina além dos espaços privados, para a melhoria social e valorizem a mulher idosa. Desta forma, por meio de estudos e eventos sistemáticos, contínuos e pontuais, pretende-se visibilizar as mulheres e viabilizar possibilidades de transformação social, com vistas a igualdade e equidade de gênero. A continuação deste programa já foi aprovada, garantindo-se assim a sua versão para o ano 2013. 

Nesta solenidade tivemos a oportunidade de ouvir depoimentos tanto das participantes do Programa como dos professores e bolsistas. Foram momentos de extrema emoção nos quais foram ressaltados a importância de ações de Extensão para a nossa comunidade. As alunas deixaram claro que este projeto mudou suas vidas e, portanto, fizeram questão de agradecer a todos que se emprenharam desde a elaboração até a execução das atividades.

Estiveram presentes a Professora Anita Leocádia, Professor Thiago Siqueira, Professora Lorena Candido, Professor Abraão Ribeiro e os 15 discentes bolsistas que compõem a equipe executora do projeto.

  Após a entrega dos certificados no Auditório do CCA, foi oferecido um coquetel no Salão Nobre.

Anúncios