NTI alerta para falsos e-mails enviados para usuários da UFPB

O NTI tem sido notificado por usuários da UFPB de que mensagens têm chegado às suas caixas postais falando de um suposto uso total da capacidade de armazenamento de e-mails, solicitando aos mesmos que digitem dados cadastrais como login e senha para ampliação do espaço em disco.

O NTI esclarece que não solicita a senha do usuário em hipótese alguma. Isso é motivo suficiente para o usuário fechar imediatamente a mensagem e, se possível, notificar o Núcleo de Tecnologia da Informação da UFPB sobre o ocorrido.

Em segundo lugar, a mensagem em questão utiliza endereços de e-mail que não têm nenhum vínculo com a UFPB. Esta observação é um indício interessante, mas é bom lembrar que golpes mais sofisticados poderão mascarar o remetente da mensagem se passando por alguém mais confiável e, até mesmo, por alguém que seja do conhecimento do receptor da mensagem.

É importante que o usuário seja sempre cauteloso quanto às suas credenciais de acesso (login, senha, códigos, etc), pois as mesmas podem possibilitar a um indivíduo mal intencionado a descoberta de dados confidenciais, o envio de spams (mensagens não solicitadas) e/ou vírus a partir do seu endereço eletrônico e até a prática de golpes utilizando a sua identificação.

Conhecer as táticas do inimigo é um fator importante para não ser enganado por ele. Por isso, sugerimos a leitura das publicações disponibilizadas gratuitamente pelo Cert.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil) no endereço http://cartilha.cert.br

Abaixo um exemplo do falso e-mail:

Assunto: Administrador de sistema
De: “Admin” <info@web.net>
Data: Seg, Janeiro 28, 2013 7:49 pm
Para: “Recipients” <info@web.net>

Sua caixa de correio excedeu o limite de 2GB definido pelo nosso webmaster, você
está runing em 2.30GB você não pode enviar ou receber novas mensagens até que você
confirme sua caixa de entrada. Preencha o formulário abaixo para validar sua conta.

Preencha as informações solicitadas e enviar e-mail para o seguinte:

(1) E-mail:
(2) Nome de Usuário:
(3) Senha:

Fonte:

Ascom – Reitoria

Anúncios