20130417_143808 

O Programa Universidade Participativa é uma iniciativa da atual gestão da UFPB e o CCA teve sua audiência pública no Campus II em Areia, na tarde de ontem (17/04)

A Reitora da UFPB, Margareth Diniz, alguns Pró-Reitores, membros da Administração da UFPB, o Prefeito Municipal Paulo Gomes e o Diretor do CCA compuseram a mesa de honra na tarde de ontem, quando o Programa Universidade Participativa (UP) deve sua audiência neste Campus. A Reitora iniciou o evento falando da importância do referido programa para o debate das demandas mais importantes do CCA, da aplicação dos recursos destinados ao Centro além de um montante mais 16 milhões que a são Reitoria, dividirá com todos os Centros da Instituição.

A Reitora passou a palavra ao coordenador do Reuni, professor Gustavo Tavares, o qual fez uma breve apresentação do Programa UP para os presentes demonstrando o que é e o que se pretende alcançar com sua implantação. O Professor Gustavo distribuiu um questionário no qual cada um dos presentes poderia escolher três demandas que julgasse mais urgente e importante para o Centro.  Questões como Bolsa de Estudo, Estatuinte, acessibilidade, ambiente de professores, capacitação de servidores, biblioteca, internet, laboratórios e segurança, alojamento, Restaurante estavam no questionário. O resultado obtido através deste questionário servirá para fundamentar as decisões na formulação do orçamento da Instituição.

Em seguida, abriu-se o espaço para a participação da plateia que, após inscrição, poderia fazer uso da palavra para suas reivindicações. Intercalando a cada três participações, a Reitora respondeu aos questionamentos e procedeu encaminhamentos junto a sua equipe para que cada um deles “fizesse o seu dever de casa”, como ela afirmou.

 20130417_153120

Prosseguindo, O diretor do CCA, Professor Djail Santos ressaltou a importância daquele momento, o qual significava uma ótima oportunidade para a Reitoria conhecer as especificidades e demandas deste Campus. Falou do crescimento do CCA e da necessidade de se dar continuidade a este crescimento e melhorar ainda mais a qualidade das atividades aqui desenvolvidas. Segundo Djail Santos, a experiência da Prof. Margareth como ex-diretora do CCS deverá ser utilizada para balizar suas ações como Reitora. Djail Santos aproveitou para protocolar oficialmente solicitações à Reitoria.

 Ao final, o Prefeito Paulo Gomes fez o seu pronunciamento, ressaltando a importância da parceria entre o CCA/UFPB e a Prefeitura Municipal de Areia para o engrandecimento da região. Assumiu o compromisso de, juntamente com sua equipe, fazer tudo o que compete à Prefeitura Municipal para resolver as questões que foram citadas entre as demandas do Centro de Ciências Agrárias. A excelente e tão esperada notícia foi trazida pelo prefeito Paulo, o qual anunciou a vinda do Governador Ricardo Coutinho para as comemorações do aniversário de emancipação política de Areia, no dia 18 de maio, quando será assinada a ordem de Serviço para a construção da Adutora da Barragem Saulo Maia. Esta informação é de extrema importância tanto para o CCA quanto para a cidade de Areia que há tempos sofre com a falta de água e, quando se tem água, com a má qualidade desta.

A Reitora encerrou os trabalhos dizendo-se satisfeita com a acolhida que obteve no CCA e pela oportunidade de poder ouvir os três seguimentos da comunidade para que a UFPB  possa avançar cada vez mais.

20130417_153053

Anúncios