Livro

Desde 2011, o Grupo de Pesquisa Educação e Inclusão Social, da UFPB, campus II, Centro de Ciências Agrárias, tem centrado seus estudos no campo da pesquisa curricular de educação quilombola e de sustentabilidade e agroecologia, sob o enfoque de cultivar autonomia nas comunidades remanescentes quilombolas no Brejo Paraibano. Os estudos centralizam-se em ações de cunho educativo, de ações afirmativas e de construção de materiais que possam contribuir tanto no reconhecimento da diversidade etnico-cultural como na consolidação das práticas de inclusão social e sustentabilidade. Os trabalhos desenvolvidos no grupo objetivam fomentar discussões sobre comunidades quilombolas; investigar as ações do Estado e suas múltiplas facetas no tocante às comunidades quilombolas; fornecer subsídios às redes de ensino sobre as necessidades inerentes dessa população e às redes de produção agroecológica.

Sob a organização dos professores Ana Cristina Daxenberger e Rosivaldo de Gomes de Sá Sobrinho, aconteceu na tarde do último dia 06 de abril o lançamento de mais um livro, o segundo, resultante destes estudos, cujo título é: COMUNIDADES QUILOMBOLAS E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: diferentes olhares e perspectivas. A equipe já prepara o terceiro livro para lançamento em breve.

Ressaltamos o apoio do Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais para a concretização deste trabalho e, também, o empenho de sua chefia na  criação da disciplina de Educação das Relações Étnico-raciais nos cursos de licenciatura e bacharelados deste Centro, o que fez do CCA pioneiro na oferta da citada disciplina.

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