P_20170811_181431

No dia 11 de agosto, às 17 horas, no Ginásio de Esportes “Leonardo Vinagre da Silveira” do Centro de Ciências Agrárias, Campus II, da Universidade Federal da Paraíba, o Conselho de Centro do CCA realizou a Sessão Solene de Colação de Grau das Turmas Concluintes dos Cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Química e Zootecnia do período 2016.2.

A Cerimônia foi presidida pela Vice-Reitora da UFPB, Profa. Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira, e contou com a presença do Diretor do CCA, Prof. Manoel Bandeira de Albuquerque,  dos membros do Conselho de Centro, de autoridades, homenageados e convidados.  O Mestre de Cerimônia foi o Assessor de Comunicação do CCA, Ivandro José Candido dos Santos.

Como um ato de compromisso profissional, a concluinte Geiziane de Fátima Silva pronunciou o juramento do Curso de Agronomia, a concluinte Thais Aparecida Vitoriano Dantas pronunciou o Juramento dos Cursos de Ciências Biológicas, o  concluinte Antônio Virgínio de Araújo Neto  pronunciou o Juramento do Curso de Medicina Veterinária, o concluinte  Joabel Freire Dias Junior pronunciou o Juramento dos Cursos de Química e, por fim, o  concluinte Robério Pontes Ribeiro  pronunciou o Juramento do curso de Zootecnia.

Emocionando a todos, pronunciou-se o Orador das Turmas Concluintes do período 2016.2, João Ítalo de Souza, aluno do curso de Agronomia. João Ítalo fez com que todos recordassem os bons momentos vividos no CCA e que deixaram saudade. Disse ele: …“É meus amigos… depois de chegar até aqui, não vamos dizer que foi fácil, ou na nossa linguagem, que foi rasgado, não, somente nós sabemos o quanto era apertado a bota que calcamos e quantas pedras tinha na estrada que escolhemos passar, muitos desistiram, outros ainda estão pelo caminho, certamente também pensamos inúmeras vezes em chutar o balde, mais sabíamos que se isso acontecesse seria nos mesmos que ia enxugar a agua, então levantamos a cabeça e chegamos até aqui, a data da colação de grau, que coincidentemente comemora-se hoje o dia do estudante. Mais a verdade, meus caros, é que venho hoje perante vocês, para dividirmos sentimentos semelhantes, sensação de dever cumprido, morar longe de casa não foi fácil, não é fácil, muitos aqui já vinham calejados de outras batalhas, mais mesmo assim, quando o sapato apertou outros calos surgiram, perdemos entes queridos, não acompanhamos o crescimento do nosso irmão mais novo, sobrinho, primeiras palavras, primeiros passos, perdemos até aquela festa de aniversario de emancipação da nossa cidade mais tudo isso será recompensado, e tudo acontece segundo algum propósito, afinal, como diz a letra da canção, ninguém faz samba só porque prefere, se estamos aqui é por que contamos com ajuda de muitas pessoas, a primeira nosso pai e salvador Deus, a segunda nossos familiares, na pessoa de nosso pai e nossa mãe, nossos irmãos, amigos, muitos dos quais, retribuíamos toda essa ajuda com uma carga de estresse e um mau humor inesgotável.”…

CONCEDENDO O GRAU

A Vice-Reitora da UFPB, Profa. Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira concedeu o grau de Engenheiro Agrônomo aos formandos Adeildo da Silva Reis, Caroline Marques Rodrigues, Clint Wayne Araújo da Silva, Cristiano Oliveira Bonfim, David de Paulo Farias, Expedito Cavalcante do Nascimento Neto, Gabriel Gustavo Ferraro de Andrade Pessoa, Geiziane de Fátima da Silva, Halison Alves da Costa, Halley Dayane dos Santos Ribeiro, Hiago Antônio Oliveira da Silva, Ian Victor de Almeida, Immy Rebecca Gomes da Silva, Jaime Pessoa da Cunha Neto, Joao Italo de Sousa, Jose Ronaldo Brandão Junior, Lucas da Silva Santos de Souza, Manoel Felix da Silva Neto, Manoel Ricardo de Andrade Junior, Maria Jucineide de Farias Figueiredo, Natalia Barbosa Macedo, Robevânia da Silva Alves Almeida, Sabrina Kely dos Santos, Wagner Jeymes da Silva Morais, Wagner Miranda de Melo.

Continuando, concedeu o grau de Licenciado em Ciências Biológicas aos formandos Anderson Dantas Leal, Iara Rodrigues dos Santos Alves, Rildo de Oliveira Fernandes, Rosângela Miranda de Lima e de Bacharel em Ciências Biológicas aos formandos Carlos Antônio de Souza Rodrigues, Ciro Caleb Barbosa Gomes, Diana Bernardino de Araújo, Edardna Suzana Andrade, Emanuela Suassuna de Araújo, João Manoel de Oliveira, Juvenal Adelino dos Santos Neto, Maria Jaqueline da Silva, Sabrina Silva Pereira e Thais Aparecida Vitoriano Dantas.

Em seguida, concedeu o grau de Médico Veterinário aos formandos Adoniran Montenegro Medeiros, Alexandra Melo Oliveira, Antônio Virgínio de Araújo Neto, Claudio Monteiro Bernardo, Débora Cristina Basílio Crispim da Silva, Elinaldo Cavalcante Barreto, Felipe Maia Pessoa, Isis Daniele dos Santos Rocha, João Manuel Costa Belo, Juliany Gomes Calado, Luiza Monteiro de Almeida, Magda Fernandes, Naira da Silveira Lopes, Raianne de Oliveira Coqueijo, Ricardo Nilton D’avila Lins Torres, Rodrigo Alves de Macêdo.

PRIMEIROS ALUNOS DE QUÍMICA A SE FORMAREM

Nesta oportunidade, a Vice-Reitora concedeu o grau aos primeiros alunos dos cursos de Química a se formarem. Foi concedido o grau de Licenciado em Química ao formando Luciano Bernardo Ramo e de Bacharel em Química ao formando Joabel Freire Dias Junior.

Prosseguindo,  concedeu o grau de Zootecnista aos formandosDelzo Ribeiro da Costa, Iana Talita Fernandes Santos, Jhonatan Feitosa do Nascimento, José Adalberto Alves Junior, Marcos Antônio Sinésio da Silva,  Raniere de Sá Paulino, Ricardo dos Santos Monteiro, Robério Pontes Ribeiro, Henrique Melo de Oliveira.

PARANINFA GERAL

 

P_20170811_192433
Adriana Evangelista faz a saudação à Paraninfa Geral
P_20170811_193819
Maria Vanda Monteiro, Paraninfa Geral

O Paraninfo Geral das turmas concluintes é indicado pelo Conselho de Centro, em Reunião Ordinária, levando-se em consideração critérios técnicos, bem como sua contribuição às ciências agrárias, através da prática diária e de sua conduta profissional.

A indicada para receber a homenagem de Paraninfa Geral das Turmas Concluintes do período 2016.2, foi Maria Vanda Monteiro, ex-secretária do Curso de Graduação em Zootecnia.

A Conselheira Professora Adriana Evangelista Rodrigues fez a saudação à Paraninfa Geral das Turmas Concluintes do Período 2016.2, Maria Vanda Monteiro, a qual recebeu do Prof. Manoel Bandeira de Albuquerque, o Certificado de Paraninfa Geral das Turmas Concluintes.

ALUNOS FORAM PREMIADOS POR SEUS DESEMPENHOS ACADÊMICOS

Os alunos que foram destaque em seus cursos pelo seu desempenho acadêmico, receberam premiação.

Láurea Acadêmica

Os alunos concluintes com melhor desempenho acadêmico de cada curso foram agraciados com a “Láurea Acadêmica”, concedida pela Universidade Federal da Paraíba, com base na Resolução nº 16/2010 do Conselho Universitário, em reconhecimento ao seu desempenho acadêmico. Os concluintes do curso de Agronomia João Ítalo de Sousa, Expedito Cavalcante do Nascimento Neto e David de Paulo Farias receberam a “Láura Acadêmica” por terem obtido o 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente. A concluinte do curso Licenciatura em Ciências Biológicas Rosângela Miranda de Lima recebeu a “Láura Acadêmica” por ter obtido o 1º lugar, respectivamente. Os concluintes do curso de Medicina Veterinária Magda Fernandes, Luiza Monteiro de Almeida, Juliany Gomes Calado receberam a “Láura Acadêmica” por terem obtido o 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente. O concluinte  do curso Licenciatura em Química Luciano Bernardo Ramo recebeu a “Láura Acadêmica” por ter obtido o 1º lugar, respectivamente. O concluinte  do curso Bacharelado em Química Joabel Freire Dias Junior recebeu a “Láura Acadêmica” por ter obtido o 1º lugar, respectivamente, e os concluintes do curso de Zootecnia  Raniere de Sá Paulino Marcos Antônio Sinésio da Silva e Robério Pontes Ribeiro receberam a “Láura Acadêmica” por terem obtido o 1º 2º e 3º lugares, respectivamente.

Premiação concedida pelos Conselhos dos Cursos

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Paraíba (CREA-PB), através do seu representante, o Conselheiro Corjesu Paiva dos Santos, concedeu o prêmio de Melhor Aluno do Curso de Agronomia a João Ítalo de Souza.

Prêmio Honorífico Jaime Coelho de Moraes

O Prêmio Honorífico “Jaime Coêlho de Moraes” leva em conta os seguintes critérios: coeficiente de rendimento escolar, número de créditos acumulados, número de créditos solicitados, número de períodos em programas institucionais devidamente regulamentados na UFPB, estabelecendo, a priori, que não haverá premiação quando os coeficientes de rendimento escolar dos candidatos forem inferiores a 7,0 (sete). Esta seleção é feita por uma comissão, composta por três membros do Conselho de Centro, indicada por seus pares.

Na sequência, procedeu-se a outorga do “Prêmio Honorífico “Jaime Coelho de Moraes”, concedido aos dois concluintes de melhor desempenho acadêmico. O concluinte do curso de Agronomia João Ítalo de Souza foi agraciado com o 1o lugar e o concluinte do curso de Bacharelado em Química Joabel Freire Dias Júnior foi agraciado com o 2o lugar do Prêmio Honorífico “Jaime Coelho de Moraes”.

P_20170811_181210P_20170811_181109P_20170811_181057P_20170811_181346P_20170811_183715

 

Anúncios