Chefe – Profa. Ana Cristina Silva Daxenberger, SIAPE 1726987

Sub-Chefe – Prof. Marcos Antônio Pimentel Pequeno, SIAPE 3355426

Secretários: Tarcila Santos/Carlos Eduardo

Contatos: Ramal:   1725

e-mail: dcfs@cca.ufpb.br

PROFESSORES TITULAÇÃO
Ana Cristina Silva Daxenberger DOUTORA
Andreia de Sousa Guimarães DOUTORA
Ângela Cristina Alves Albino DOUTORA
Anita Leocádia Pereira dos Santos DOUTORA
Arthur Gilzeph Farias Almeida MESTRE
Cauby Dantas MESTRE
Elizanilda Ramalho do Rêgo DOUTORA
Emanuelle Alícia Santos de Vasconcelos DOUTORA
Geovane Vitor Vasconcelos DOUTOR
Lara Toledo Henriques DOUTORA
Lázaro de Souto Araújo DOUTOR
Magna Lúcia da Silva MESTRE
Márcia Eugênia de Souza Pinto MESTRE
Márcia Verônica Costa Miranda DOUTORA
Marcos Antônio Pimentel Pequeno DOUTOR
Maria Betânia Sabino Fernandes DOUTORA
Maria Lorena de Assis Cândido MESTRE
Mário Winicius Carneiro Medeiros MESTRE
Péricles de Farias Borges DOUTOR
Robson de Lima Peixoto MESTRE
Rosivaldo Gomes de Sá Sobrinho DOUTOR
Sirlene Alves Nunes MESTRA
Sheila Costa de Farias DOUTORA
Thiago Siqueira Paiva de Souza MESTRE
Walter Esfrain Pereira DOUTOR
Wilson José Felix Xavier DOUTOR

 

Professor  Substituto

José Caetano da Silva filho DOUTOR
Roseane de Queirós Santos MESTRE

 

Histórico e Perfil

O Departamento de Ciências Fundamentais e sociais foi criado no ano de 1978, juntamente quando a antiga EAN (Escola de Agronomia do Nordeste) passou a ser Centro de Ciências Agrárias da UFPB
O Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais é um Departamento que tem como objetivo oferecer bases de formação acadêmica em diversas áreas do conhecimento humano, a fim de melhor contribuir para formação de um novo homem, preocupando-se com a sua cultura e conhecimento, assim como com o seu desenvolvimento tecnológico e o equilíbrio deste com as dimensões humanísticas.
 O DCFS dá apoio aos Cursos de Graduação em Agronomia, Zootecnia, Ciências Biológicas, Química e Medicina Veterinária e aos Programas de Pós-Graduação em Agronomia (Mestrado e Doutorado), Manejo de Solo e Água ( Mestrado) e Zootecnia ( Mestrado e Doutorado), nas áreas básicas.

Corpo Docente – Ativo Permanente

Ana Cristina Silva Daxenberger (Doutora)
Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1991), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2002) e doutorado em Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho (2011). Especializada em Educação à Distância (2006) e Psicopedagogia (1996). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba, no Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais do Centro de Ciências Agrárias da UFPB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de educadores, educação inclusiva e estudos etnico-raciais. Consultora do Comitê de Inclusão e Acessibilidade da UFPB (2014) e coordena projetos de pesquisa e extensão na área de estudos de inclusão social, com populações vulneráveis: pessoas com deficiência e comunidades quilombolas.
Andreia de Sousa Guimarães (Doutora)
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (2000), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba, Campus II, no departamento de Ciências Fundamentais e Sociais (DCFS).
Ângela Cristina Alves Albino  (Doutora)
É professora da Universidade Federal da Paraíba / UFPB na área de Currículo, Política e Gestão. Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação PPGE / UFPB na linha de Políticas Educacionais. Está vinculada ao GEPPC Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares. Mestre em Educação na Linha de Políticas Educacionais da Universidade Federal da Paraíba UFPB. Mestre em Ciências da Sociedade – MICS – UEPB, Linha: Educação, poder e formação de identidades. É especialista em formação do educador pela mesma universidade. É membro do GESPAUF – Grupo de estudos freireanos / FURNE – Fundação Universitária de Ensino Pesquisa e Extensão – Campina Grande – PB.
Anita Leocadia Pereira dos Santos  (Doutora)
Doutorado em Educação (2013) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2007); Especialista em Psicipedagogia pela UEPB (2001), Especialista em Novas Tecnologias na Educação pela UEPB (2008); Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Nordeste (1991), com habilitação em Orientação Educacional. Atualmente, professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba, do Campus II, do Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais-DCFS e membro do Conselho Técnico Científico do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulheres e Relações de sexo/gênero – NIPAM/ CE/UFPB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Relações de Gênero e Políticas Educacionais, Empoderamento Feminino, Violência contra as mulheres, Gestão Educacional, Práticas Pedagógicas, desenvolvendo principalmente ações de Extensão Universitária.
Arthur Gilzeph Farias Almeida ( Mestre)
Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba e o título de Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal da Paraíba, Campus Areia.
Cauby Dantas ( Mestre)
Possui graduação em Bacharelado Em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1991) e mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Atualmente é professor assistente, nível I, da Universidade Federal da Paraíba.
Elizanilda Ramalho do Rego (Doutora)
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (1989), mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (1997) e doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2001). Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: melhoramento de plantas ornamentais e de hortaliças, genética vegetal, recursos genéticos e agricultura familiar.
Emanuelle Alícia Santos de Vasconcelos  (Doutora)
Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (2009), Mestre em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2012) e Doutora em Economia Aplicada (PPGE) na UFPB(2017), na área de concentração de Economia Regional e Políticas Públicas. Atualmente integra o corpo docente efetivo do Departamento de Ciências Sociais e Fundamentais – Campus II da Universidade Federal da Paraíba – no qual leciona disciplinas ligadas à Economia Rural e à Gestão do Agronegócio. Ademais, desenvolve estudos nas áreas de Economia do Trabalho e Economia da Educação.
 Geovane Vitor Vasconcelos ( Doutor)
Doutor pela UFPE (2013), Departamento de Energia Nuclear, na Área “RADIOQUÍMICA – Aplicações de Radioisótopos na Indústria e na Medicina”, Sub-área “Reconstrução Tomográfica Industrial no Processo de Refino de Petróleo”, tendo como base a Matemática Nuclear. Mestre pela UFCG (2002), Departamento de Sistemas e Computação, nas áreas de “Rede de Computadores”, “Simulação Digital” e “Desenvolvimento de Sistemas Software”. Mais de 6 anos de experiência como Professor e Coordenador de Graduação, de Pós-graduação e de Pesquisa, tendo atuado no Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), na Faculdade Paraibana de Processamento de Dados (ASPER), na Faculdade Internacional da Paraíba, em diversos cursos de graduação e pós-graduação. Oito anos de experiência no serviço público como Tenente do QUADRO ADMINISTRATIVO DO EXÉRCITO, nas funções de “Licitações e Contratos”, “Finanças”, “Almoxarifado”, “Setor de Compras”, “Setor de Informática” e “Aprovisionamento” Professor de Matemática dos ensinos Fundamental e Médio. Também sou licenciado em Matemática (UVA, 2016). Atualmente é professor Adjunto A, na área de Informática, do Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais/CCA/UFPB.
 Lara Toledo Henriques (Doutora)
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1995), mestrado e doutorado em Produção Animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (2000 e 2004). Atualmente é Profa. Adjunta do Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais pertencente ao Centro de Ciências Agrárias – Campus II- UFPB, consultor ad hoc da Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science,- Revista Ceres, – Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em avaliação de alimentos para animais ruminantes, e trabalha atualmente nos seguintes temas: nutrição e metabolismo de ruminantes.
 Lázaro de Souto Araújo (Doutor)
Doutor em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Mestre em Biometria pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Bacharel em Estatística Pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atualmente é Professor Adjunto Nível III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Faz parte do Quadro Docente do Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais do Centro de Ciências Agrárias, Campus II, Areia, PB. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicada, Análise Exploratória de Dados, Planejamento de Experimentos, Análise Multivariada, Física Estatística, Análise Fractal e Multifractal e Análise de Complexidade.
Magna Lúcia da Silva (Mestre)
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Letras (2001) e mestrado em Letras (2004), pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente, é professora efetiva da Universidade Federal da Paraíba, no Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais, ministrando as disciplinas de Leitura e Produção Textual e Metodologia do Trabalho Científico.
Márcia Eugênia de Souza Pinto (Mestre)
Mestrado em Economia Rural e Regional, experiência em Desenvolvimento Econômico, área na qual pode elaborar projetos com ênfase em desenvolvimento local.
Márcia Verônica Costa Miranda (Doutora)
Possui graduação em Técnico Em Nível Superior Em Processamento de Dados pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1996) e doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande(2003). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Processamento da Informação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Híbridos, Autômatos Híbridos, Eletrônica de Potência, Métodos Formais.
Marcos Antônio Pimentel Pequeno (Doutor)
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1979), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB/UFPE/UFRN (2014). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Ciência. Também possui experiência em dramaturgia e direção teatral.
Maria Betania Sabino Fernandes (Doutora)
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB; Especialista em Formação do Educador, pela Universidade Estadual da Paraíba (2000); Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba – PPGE/UFPB, com ênfase em processos de ensino e aprendizagem (2007); Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba – PPGE/UFPB, com ênfase na área de ensino e aprendizagem. Atuou na Assessoria Pedagógica aos professores da Rede Municipal de ensino de Campina Grande; na Assessoria Pedagógica de Matemática pela Editora Ática; como Técnica do PDE/ESCOLA no município de Campina Grande/PB; como professora da Universidade Estadual da Paraíba(2008 – 2011). Atuou também como professora do Colégio Imaculada Conceição e como Professora e Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Atualmente atua como Professora Adjunta do Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.
 Maria Lorena de Assis Candido (Mestre)
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Professora do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, na disciplina de Prática Desportiva. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Saúde e qualidade de vida. Mestre em Ciências Animal do CCA/UFPB onde desenvolveu dissertação com a temática treinamento de cavalo atleta.
Mario Winicius Carneiro Medeiros (Mestre)
Possui Mestrado em História do Direito pela Universidade de Lisboa (2016); pós-graduação em Direito Civil pela UEPB (1998); graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual da Paraíba (2003); graduação em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (1992). Atualmente é professor efetivo da UEPB – Universidade Estadual da Paraíba; da UFPB – Universidade Federal da Paraíba; do CESED – Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em História do Direito, Direito Romano e Direito Civil; na área de História, com ênfase em História Contemporânea.
Péricles de Farias Borges (Doutor)
Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (1999), Mestrado em Meteorologia em 2002 e Doutorado em Meteorologia em 2011, pela Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é professor efetivo do 3º grau do CCA-DCFS-UFPB. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agrometeorologia. Sou coordenador do Projeto de Monitoria do DCFS, respondendo por 21 monitores, sob a orientação dos professores, sendo 14 bolsistas e 7 voluntários, onde sou orientador de 02 bolsistas e 1 voluntário. Também sou coordenador do Projeto GOA (Grupo de Orientação da Aprendizagem). Assessor do Comitê Gestor da Monitoria do CCA/PRG/UFPB Membro do Comitê Assessor da Monitoria do CCA/PRG/UFPB. Sou Chefe do Setor de Matemática. Na área de Ensino da Pós-Graduação em Medicina Veterinária, leciono atualmente a disciplina Estatística Aplicada a Ciência Animal. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Potencialidade Fisiológica, Pós-colheita, e Agroindústria de Produtos regionais. Pesquisador do Grupo de Pesquisa GRAF- Grupo Agro Florestal. Líder do Grupo de Pesquisa Meteorologia e Recursos Hídricos, (em preenchimento). Editor da Área de Ciências Exatas da Revista Gaia (UFPB).
Robson de Lima Peixoto (Mestre))
Professor do quadro efetivo da UFPB, Campus II. Representante do Centro de ciências Agrárias para assuntos relacionados a Acessibilidade e inclusão de Pessoas com Deficiência. Mestre em Letras pela PPGL(Programa de Pós Graduação em Letras) da UFPB. Especialista em LIBRAS pela SOCIESC (2011) e Graduado em Letras, Licenciatura em Língua Brasileira de Sinais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Professor de LIBRAS reconhecido pelo MEC através do Exame Nacional de Proficiência em Língua Brasileira de Sinais-PROLIBRAS para a docência no Ensino Superior e Médio. Atuação profissional direcionada para o ensino da Libras. Ministrante de várias oficinas e palestras.
Rosivaldo Gomes de Sá Sobrinho (Doutor)
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1996), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Atualmente é professor da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Extensão Rural, com ênfase em Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidades quilombolas, agricultura familiar, agroecologia, desenvolvimento rural sustentável e assentamentos rurais.
Sirlene Alves Nunes (Mestre)
Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba e Mestrado em Matemática na Universidade Federal de Campina Grande, com ênfase em Álgebra, é doutoranda em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é professora Assistente da Universidade Federal da Paraíba.
Sheila Costa de Farias(Doutora)
Possui Graduação em Licenciatura Plena em Letras e Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa, ambos pela Universidade Federal de Campina Grande; Mestrado em Letras e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente, é Professor Adjunto I da Universidade Federal da Paraíba – Campus Areia -. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: inglês instrumental e texto acadêmico.
Thiago Siqueira Paiva de Souza (Mestre)
Possui Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física e Especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado em Educação Física com aprofundamento em Cineantropometria e Desempenho humano pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Pernambuco e Universidade Federal da Paraíba e, atualmente, está cursando o Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA/UFPB. Trabalha no Campus II da UFPB como professor onde ministra as disciplinas de Biofísica para Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, Medicina Veterinária e Zootecnia; e Práticas Desportivas para Medicina Veterinária, Licenciatura em Química, Zootecnia e Agronomia. Desenvolve atividades de pesquisa e extensão em Esportes, Meio ambiente, Psicologia do esporte, Cineantropometria; Imunologia do exercício e Saúde.
   Walter Esfrain Pereira (Doutor)
Possui graduação em Engenharia Agronômica – Universidad Nacional de Asunción (1992), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1996) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2001). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba.
  Wilson José Félix Xavier (Doutor)
Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba, Campus II. Mestre em Educação da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, na linha de pesquisa de História da Educação, com trabalho sobre as práticas educativas do movimento social conhecido como Liga Camponesa de Sapé (1958-1964). Doutor em Educação na UFPB, também na linha de História da educação, pesquisa o fenômeno da feminização do magistério. na transição do século XIX para o século XX. Graduado em Pedagogia pela mesma IES em 2006, com habilitação para a função de Orientador e Supervisor escolar, tendo como trabalho de conclusão de curso, um estudo sobre a educação em presídios femininos da Paraíba.

Professor Substituto

José Caetano da Silva Filho (Doutor)
Técnico em Biodiagnóstico (Histologia/Microscopia) pela Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba (2009) e, por esta mesma instituição, Bacharel em Ciências Biológicas (2011) e Mestre em Biologia Celular e Molecular (2013). Doutor em Biotecnologia de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará(2017). Atualmente está como Professor Substituto da Universidade Federal da Paraíba (Campus II – Areia). Tem experiência em Biologia Molecular Estrutural, especificamente na elucidação de estruturas tridimensionais de proteínas por difração de raios X e em modelagem e docking moleculares.
 Roseane de Queirós Santos (Mestre)
Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (2005) e mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2017). Atualmente é agente de orientação empresarial – no SEBRAE Paraíba e professora substituta da Universidade Federal da Paraíba.

 

 

Anúncios